top of page

O PESO DA LUZ

ANA MIRANDA

Código: 0979L18603130IL

Categoria 6: Romance

1ª a 3ª ano - Ensino Médio

Tema: Ficção, mistério e fantasia

Gênero: romance

Páginas: 240

Formato: 205 x 135 mm

O PESO DA LUZ 01.jpg
SOBRE O LIVRO​​
​

O enredo da trama acontece em Sobral no ano de 1919. Exatamente nesse ano, no dia 29 de maio, a teoria da relatividade de Albert Einstein seria comprovada através de uma comissão científica enviada à cidade cearense. Na verdade foram feitas duas comissões, a outra foi armada em uma cidade africana. Além de narrar o eclipse em Sobral e sua importância para o campo científico, o livro aborda a estória de Roselano, cientista paraibano e leitor efervescente de Einstein, que quando soube da notícia do eclipse em Sobral e que cientistas estrangeiros viriam para a cidade fazer observações para tentar comprovar a teoria da relatividade, rumou de Cajazeiras para o Ceará.

 

O enredo nos coloca em outra época. A escritora descreve o cenário de uma período não vivenciada por ela e talvez até mesmo não vivenciada pelo leitor, ao juntar história-científica com a ficção, a autora nos proporciona uma viagem no tempo. A descrição do porto de Camocim feita pela autora é um dos melhores exemplos de como a linguagem de Ana Miranda nos recoloca no ambiente, outro exemplo é a viagem de trem que o personagem faz de Camocim a Sobral. Enquanto ele percorre o sertão o cenário é descrito com ares poéticos. A parte que eu gostaria de transcrever é referente a descrição do centro de Sobral:

 

O peso da luz não tem como foco apenas a teoria da relatividade de Einstein, a cidade de Sobral também está em evidência no livro. Mais à frente o personagem Roselano elogia a cidade “Sobral era uma cidade intelectual e o povo tinha gosto pelo luxo pela boa educação.” Sobre o bom gosto ao que é luxo, a cidade até hoje ainda tem. Nomes de populares, nomes de ruas, festejos e referência a alguns ícones da sociedade sobralense aparecem e são citados ou por vezes descritos.

 

Há momentos em que a narração fictícia é pausada para que um ensaio documental sobre a teoria da Relatividade, ou sobre os outros eclipses realizados no Brasil sejam esclarecidos. Essa narrativa que soma ficção e ensaio, é bastante comum entre prosadores contemporâneos, isso permite que O Peso da Luz não se limite apenas a ser uma leitura de passatempo, quem o lê aprende mais sobre um dado histórico de nosso estado que poucas vezes é citado nas aulas de história.

 

Lendo O peso da luz, notamos a riqueza da pesquisa histórica e documental feita por Ana Miranda, que mescla a realidade com a ficção de maneira tão bela que prende o leitor. Digo que esta novela cearense torna-se uma leitura obrigatória em especial aos que residem em Sobral, pois a trama e história contadas no livro dizem respeito à cidade. A comprovação da teoria de Einstein na cidade sobralense pode ser lembrada também no Museu do Eclipse, situado em Sobral, lá encontra-se manchetes e recortes históricos que relembram a data histórica. Há outros livros que também comentam a vinda das comissões cientificas para Sobral. Mas o livro que une ficção-ensaio-realidade em um único corpus é O peso da luz.

 

Resenha de Léo Prudêncio | http://www.literaturabr.com

​

SAIBA MAIS SOBRE O LIVRO EM:

www.iradex.net

www.homoliteratus.com

www.rascunho.com.br

AUTORA - ANA MIRANDA - O PESO DA LUZ.jpg
A AUTORA​

​

Voltada para a imaginação e linguagem, dotada de um brasilianismo intenso, Ana Miranda realiza um trabalho de redescoberta do nosso tesouro literário, que a leva a dialogar com autores e obras da literatura nacional. Fundada em séria e vasta pesquisa, recria épocas e situações que se referem à história literária brasileira, mas, primordialmente, dá vida a linguagens perdidas no tempo. Sua obra, de mais de vinte livros, tem sido matéria de estudos na área acadêmica, recebendo teses e monografias geralmente ligadas a questões de literatura & história, barroco brasileiro, romantismo, ou pós-modernidade. Recebeu prêmios, como Jabutis e da Academia Brasileira de Letras, e a Sereia de Ouro; teve sua obra traduzida em cerca de vinte países, e conquistou expressivo número de leitores no Brasil. Ana Miranda consagrou-se igualmente pela inclusão de Boca do Inferno no cânon dos cem maiores romances em língua portuguesa do século 20, elaborado por estudiosos da literatura, brasileiros e portugueses (O Globo, 5/set/98). Seus principais romances são: Boca do Inferno (1989); A última quimera (1995); Desmundo (1996); Amrik (1998); Dias & Dias (2002); e Yuxin (2009), editados pela Companhia das Letras. Nasceu em 1951 no Ceará, onde vive atualmente, após cinquenta anos entre Rio, Brasília e São Paulo. O peso da luz faz parte de uma série de Novelas Cearenses que a autora planeja publicar.

O PESO DA LUZ 01.jpg

VEJA AQUI UM TRECHO DO LIVRO

Leia as primeiras páginas da novela O peso da Luz

ebd.jpg

MANUAL DO PROFESSOR

Atividades sugeridas e um pouco mais sobre a obra

ARM_01.jpg

VISITE O SITE ARMAZÉM DA CULTURA

Confira nossos títulos

bottom of page