top of page

PRECE A UMA ALDEIA PERDIDA

ANA MIRANDA

Código: 0676L21601

Autor do livro: Ana Miranda

Ilustrações do livro: Ernst Hasenclever

Categoria: Ensino Médio - 1ª a 3ª ano (Objeto 5 - Obras Literárias)

GÊNERO: Poema

TEMAS: Ficção, mistério e fantasia

2ª edição | 2021

PNLD 2021.jpg
SOBRE O LIVRO​​
​

Prece a uma Aldeia Perdida, da autora Ana Miranda, é um poema com versos em redondilhas maiores, dividido em duas partes, as quais conjugam dois eu líricos: masculino, o primeiro, e feminino, o segundo. Trata-se de uma obra polifônica que desdobra a temática em dois pontos de vista opostos e, ao mesmo tempo, complementares para contar o processo do envelhecimento e da solidão. Por intermédio de uma linguagem simples, a obra explora elementos do cotidiano de forma coloquial e fluida, aguçando a sensibilidade do leitor e evidenciando que as coisas simples podem ter um grande aprofundamento estético.


Construído por versos de sete sílabas, o poema apresenta ritmo e versificação que impõem um dinamismo para a leitura. Os recursos expressivos do gênero também são construídos pelo emprego das figuras de linguagem e das relações estabelecidas com outros textos - literários e populares. Tais elementos contribuem para a ampliação das referências estéticas e culturais do leitor pretendido e possibilitam a construção de sentidos e a ampliação de significados. Além da parte textual, o livro é ilustrado pela imagem de um pequeno vilarejo em meio a uma paisagem bucólica que remete ao local que inspirou o poema: a Serra da Tormenta, na cidade de Carmo do Rio Claro, sul de Minas.


Há, ainda, paratextos que contribuem para a contextualização da obra e da autora em relação ao universo literário. O Material Digital do Professor - PDF traz sugestões de atividades para os docentes de Língua Portuguesa e de outras áreas do conhecimento, com orientações para a exploração e extrapolação da obra, em consonância com as competências gerais e específicas da Base Nacional Comum Curricular - BNCC para o Ensino Médio. O conjunto da obra conta, também, com três Videotutoriais, com duração entre 5 e 10 minutos, um destinado ao estudante e dois ao professor. A leitura simples, ritmada e fluida mostrou-se boa estratégia para que os estudantes do Ensino Médio se identifiquem com a obra. Além disso, as propostas de atividades apresentadas no Manual Digital do Professor em PDF, mostram o quanto o gênero e as temáticas são produtivos para as discussões escolares na área de linguagem e em outras áreas do conhecimento.

AUTORA - ANA MIRANDA - O PESO DA LUZ.jpg
A AUTORA​

​

Ana Miranda é poetisa, romancista e atriz. Nasceu em Fortaleza, no Ceará, e conhece muito e valoriza o que é do nosso país. Mudou-se para o Rio de Janeiro aos 5 anos de idade. Aos 8, foi para Brasília porque o pai dela, que era engenheiro agrônomo, ajudou na construção da cidade naquela época. Já morou em São Paulo e, atualmente, reside novamente no Ceará após 50 anos.


Apaixonada pela imaginação e linguagem, foi alfabetizada aos 5 anos, escreveu poesias, cadernos de sonhos, diários ficcionais e outros escritos desde muito pequena. Aos 13 anos leu pela primeira vez um romance, O idiota, de Dostoievski e decorava poemas de Maiakovski.

​

Estudou francês, inglês e italiano, cerâmica, xilogravura e muito mais!
Ela é uma artista completa, que também faz arte com as palavras e dialoga por meio de seus textos com autores nacionais consagrados. Tem mais de 20 livros publicados e é uma verdadeira estudiosa da literatura brasileira, servindo, inclusive como fonte de pesquisa acadêmica por universitários.


Já recebeu prêmios, como Jabutis e da Academia Brasileira de Letras, e a Sereia de Ouro; teve sua obra traduzida em cerca de vinte países. Seu livro “Boca do Inferno” esteve entre os cem maiores romances do século 20.

CAPA PRECE A UMA ALDEIA PERDIDA LE F.jpg

VEJA AQUI UM TRECHO DO LIVRO

Leia o trecho do livro "Prece a uma Aldeia Perdida"

ebd.jpg

MANUAL DO PROFESSOR

Atividades sugeridas e um pouco mais sobre a obra

ARM_01.jpg

VISITE O SITE ARMAZÉM DA CULTURA

Confira nossos títulos

bottom of page